Wednesday, February 09, 2005

Como explicar a morte a uma criança....

Livro


Gostaria de partilhar convosco este texto. Vem apenso a um pequeno livro da colecção Nathan chamado “ O passarinho do Júlio morreu”. Independentemente das opções que todos tomamos na educação dos nossos filhos, intuitivamente ou conscientemente, penso que nos fará bem. A vida mais tarde ou mais cedo vai surpreender-nos por estes acontecimentos. Amamos os nossos filhos, por isso, vamos dotar-nos de todos os meios para os apoiar, ajudar, a enfrentar a vida e, a morte.
Trata-se de uma tradução livre – muito livre – do texto original, em francês.
Cristina
Edwige Antier- Colecção Nathan – Nº 18 – “ O passarinho do Júlio morreu “ Livrinho dos pais.
Como contar esta história ao seu filho?
Com este livro trata-se menos de falar da morte ao seu filho, do que o seu filho falar consigo do assunto. Então, conhecerá as suas ideias, o que pensa sobre o tema. Falar da morte às crianças, é sempre difícil. Ainda mais nos dias de hoje, em que a morte é escondida de todos. Por exemplo, a morte acontece, já, raramente em casa. É normalmente pela morte de um animal de estimação que os nossos filhos são confrontados com as questões fundamentais sobre o fim da vida. Pensar que se deve calar o sofrimento e angústia, é deixar a criança só perante todas essas questões. Ora, todas as crianças se interessam pela morte. Como percebem o nosso próprio incómodo, preferem não falar sobre o assunto para não nos entristecer. Respondem então eles próprios às questões, de maneira muito mais angustiante do que uma história partilhada.
A partir de que idade podemos falar da morte a uma criança?
Desde os 3 anos as crianças são curiosas sobre assuntos que dizem respeito à vida e à morte. Entre os 3 e os 6 anos, a criança representa mortos nos seus desenhos. Coloca-os num túmulo, deitados, desenha uma cruz ou rabisca fantasmas. E tenta compreender: “ O que acontece depois de morrermos? “
Se brincar ao morto, devemos impedi-lo?
Quando o seu filho corre atrás de si dizendo: “ Eu mato-te, Estás morto (a)!”; quando ele “provoca” a morte do seu irmão ou irmãzinha, que se deita e não se mexe mais... ele acha então normalíssimo levantar-se de repente e estar tudo bem! Da mesma maneira, na televisão, ele acha normal o seu herói morto na véspera aparecer de novo no dia seguinte. Porque até aos 5 anos, a criança pensa que a morte é reversível. Portanto, quando brinca, não acha o nexo de causalidade entre o nosso sofrimento e a carácter definitivo da morte. Você pode perfeitamente deixar a sua criança brincar ao morto, desde que você como pai permaneça na realidade: “Não gosto fazer de morto! Ainda bem que é só um jogo e é a fingir!».
Devemos falar da morte antes que a criança seja confrontada com ela? Será que não corremos o risco de a assustar?
Bem antes da morte de um familiar ou de um animal de estimação, a criança interiorizou a ideia do desaparecimento. Quando ele tem 8 ou 9 meses e que você se afasta do seu campo de visão, enquanto ele está em plena angústia de separação, para ele é como se você tivesse desaparecido definitivamente, como se não voltasse. Ele encara portanto desde cedo a ideia da perda. Mas mais do que falar da morte a uma criança, mais vale ouvir as suas dúvidas. Por exemplo, perante a morte de um passarinho, ficaria surpreendido das questões que ele coloca sobre o animal que perdeu o seu amigo e do qual ele nunca vos falou. Não o assustará desde que o deixe falar e desde que assuma desde logo o grande mistério que reveste o desaparecimento de uma pessoa chegada.
Como aliviar as suas angústias relativamente à morte?
Deve compreender e aceitar que a criança não tem medo da sua própria morte, mas da sua, da dos pais. Porque ele tem medo como uma personagem de conto de ficar só na floresta, de ficar sozinho na vida. Que será dele se os pais morrem? Assim, é antes de mais a sua morte que ele teme. Pode observar-se tal fenómeno nas crianças atingidas por doenças graves: o seu maior sofrimento é o desaparecimento dos pais. Se o pai ou a mãe estiverem junto deles, segurando-lhe a mão, ele não teme a sua morte.
Como reagir perante as várias reacções da criança?
Quando a criança coloca de forma repetida questões sobre a morte, saiba então que ele manifesta inquietação perante a eventual morte dos pais. É por isso que a religião previa a escolha de padrinhos que estariam presentes e capazes de substituir os pais em caso de necessidade. É importante. A criança deve saber que tratarão dela se os pais faltarem. Da mesma forma que você precisa de saber quais as providencias tomadas pelos seu cônjuge se por exemplo viajar com frequência, sem todavia ser pessimista. Da mesma forma, não é porque você explica ao seu filho quem a/o substituirá em caso de... que ele assumirá a sua morte como provável. Pelo contrário, é muitas vezes após a concretização destas dúvidas, que a criança deixa de fazer perguntas e sacia a sua curiosidade: “ Mas claro, eu prefiro ficar com os meus pais e não há nenhuma razão para morrerem ».Em contrapartida, evite as respostas do tipo: Nós não estamos doentes, não somos velhos », pois a criança saberá que se pode morrer de acidente;
Deve explicar-se os diferentes tipos de morte?
Mesmo quando admite directamente perante a criança que uma pessoa próxima morreu é quanto à causa da morte que se instalam os subterfúgios. Quando se trata de um idoso, é em geral simples admitir que morreu de velhice, que estava no fim da sua vida. Mas tratando-se de uma pessoa jovem , é bem mais difícil qualquer tipo de explicação. Quando os motivos médicos da morte são mal explicados às crianças ele pode eventualmente sentir-se culpado da morte de uma pessoa próxima. Se se explicar de forma mais cientifica, tal e qual como explicaram os médicos, a criança compreende melhor e sente-se respeitado pelas explicações que lhe está a dar. Mas a morte mais difícil, é a morte por suicídio ou overdose. A verdade é aí extraordinariamente difícil para os pais, que tendem então a escondê-la. E porém, as consultas com as crianças demonstram que eles adivinham que um drama inaceitável, indizível, paira à volta dessa morte e o silencio acarreta uma culpabilidade terrivelmente pesada para a criança. Dever-se-á tentar ir passo a passo até conseguir esclarecer toda a verdade. Mas claro, com as suas palavras, ao vosso ritmo, quando você próprio se sentir preparado/a, recorrendo se necessário à ajuda de um psicólogo, porque tais dramas requerem antes de mais um apoio dos pais.
Como ajudar a criança a fazer o luto de uma pessoa próxima, de um animal?
A família tende frequentemente a mentir: “ Ele partiu, está de férias, foi para o estrangeiro...» ou para um animal « O passarinho fugiu, , o gato fugiu...». Mas a criança não se deixa enganar e adivinha que lhe mentem: nada é pior que se sentir traído, sobre questões séria e graves, por pessoas tão confiáveis quanto os seus pais. Todas as observações que dizem respeito a lutos acompanhadas de mentiras, mostram que a criança corre o risco de perder posteriormente pontos de referência e desenvolver uma certa tendência para a confabulação que pode eventualmente persistir durante toda a sua vida. Os familiares bem intencionados, mentem à criança com o objectivo de a proteger da dor. Todavia a criança adivinha o que aconteceu, com a inteligência sensitiva própria das crianças pequenas. Mas é-lhe imediatamente interdito de partilhar e confidenciar o seu pesar, pois teoricamente ela não sabe que alguém morreu. Assim, é basicamente dizendo a verdade, que ajudará o seu filho a fazer o luto.
Como anunciar a morte?
Nesta história , a mãe explica de imediato ao Júlio que o passarinho morreu. Ela tem razão em não sustentar inutilmente a esperança. Há todavia que dar tempo à criança de se consciencializar suavemente, mas dentro da pura verdade. E, ter a sua mãe presente num momento tão difícil, é fundamental. Tendemos por vezes a utilizar expressões como “ Ele adormeceu”, “ Ele desapareceu”, que são bem mais angustiantes para as crianças. Será que quer dizer que quando adormece, ou quando você se ausenta, ele pode morrer também ( ou você )?
Que fazer se os próprios pais não conseguem esconder a sua tristeza?
È indispensável partilhar o seu pesar com a criança. Vai assim ajudá-la a libertar-se de emoções e a sentir-se compreendida e acompanhada na sua tristeza. Querer aparecer indiferente e forte seria dar uma ideia incorrecta dos sentimentos que podem sentir os adultos. Em contrapartida, se o desaparecimento de um familiar o deixa prolongadamente submerso numa tristeza crónica, isto é depressão, não deve arrastar a criança nessa espiral, mas sim consultar um psicoterapeuta que o ajudará a ultrapassar a provação.
A criança deve assistir ao enterro?
Antigamente, quando os seres humanos morriam em casa, as crianças participavam no velório. Hoje, 75% das pessoas morre no hospital. O desaparecimento de um familiar para ainda mais misterioso. Temos por vezes a impressão que não fazendo as crianças participar no enterro, vamos protegê-las de coisas tristes. Mas, pelo contrário, todos esses rituais foram organizados pelos humanos para se sentir acompanhados e realizarem a morte do ente querido através da compaixão e dos discursos, acompanhamento ao cemitério e enterro. Até que ponto deve a criança acompanhar a cerimónia? Os pais são as melhores pessoas para ajuizar disso, segundo a idade e a sua própria sensibilidade, quais os momentos da cerimónia partilharão com a criança. Se não fizer a criança participar nas cerimónias, será uma espécie de negação da morte, que permanecerá um mistério impossível de solucionar. È por isto que se sabe, hoje em dia, que a participação da criança o ajudará a melhor fazer o seu luto e compreender o que são os ciclos da vida.

6 Comments:

Blogger benquerença said...

Olá, meu nome é Silvana. Moro no norte do Brasil. Achei este blogger por acaso, procurando uma sugestão de nome para as minhas criações e também blogger. Gostei de cara deste post. Há um ano e meio passei por uma situação de perda/morte da minha sogra e avó de minha filha e usei intuitivamente, esta receita de conduta, achando que seria o melhor para minha filha. Ela participou de todo o ritual conosco, choramos muito junto com ela. A avó era uma pessoa incrivelmente linda. Nossa pequena nos surpreendeu em muitos momentos (tinha 4 anos e meio), mostrando-se madura e compreensiva e muitas das vezes foi ela quem nos deu colo. Hoje, ainda sentimos saudades e até choramos algumas vezes, mas tudo foi superado. Lembro que recebi muitas críticas de alguns familiares que não concordavam com o fato de eu levá-la ao velório e enterro. Eu sempre disse que ela deveria ir, pois tinha que processar aquela perda tão importante e entender o que aconteceria com a avó, pois a ela não poderia simplesmente desaparecer da vida dela, logo ela que sempre esteve tão presente. Mas não fiz nada disso sem explicá-la antes sobre como seriam aqueles momentos e sem consultá-la se ela quereria participar de tudo aquilo. Ela não hesitou nehum momento. Disse que queria ver a avó, queria jogar flores. E assim foi. Eu a teria magoado se não a tivesse permitido ir.
Gostaria de saber se você se importa de eu postar as suas palavras sobre esse assunto no meu blogger.
www.benquerenca.blogspot.com
Obs: vc posta de Portugal? estou impressionada com a quantidade de sites e blogs interessantíssimos vindos de Portugal. Parabéns por este!

9:03 AM  
Blogger pin gente said...

é um tema terrível e muito mais quando, de um minuto para o outro, se transforma na realidade..., posso assegurar.
e não há muito a dizer... alguém muito querido morreu... não voltará mais...
que injusto, não querem acreditam, não acreditam, não aceitam...

3:38 AM  
Blogger Maria João said...

Olha, infelizmente, já tive de lidar com esta situação... E devo dizer que demorei dois anos desde a morte da minha sobrinha mais velha para conseguir dizer, com calma, nos moldes mais apropriados que achei, aos meus filhos... como não sabia como introduzir o tema, levei-os comigo a uma missa por alma dela. Eles estiveram mais ou menos calmos e atentos durante a celebração. Pareciam adivinhar. No fim vieram as perguntas e as resposas sairam fáceis... porque me limitei a dizer a verdade. Combinámos de lhe ir deixar flores na campa. E sabemos todos que, um belo dia, nos voltaremos a encontrar no céu. Partilham comigo essa esperança...
Um beijo

11:02 AM  
Blogger André Carvalho said...

Boa noite. Descobri este post na tentativa de encontrar uma ajuda. Sou professor do 1º ciclo, dou aulas a míudos de 8 anos. Hoje deparei-me com o falecimento do pai de um deles. Agora procuro formas de ajudar a menina que ficou sem pai e de explicar aos colegas o que se está a passar. Ajudou na parte da explicação aos colegas mas não ajudou a perceber como posso fazer para ajudar a menina. Aqui não trata a morte de um pai ou de uma mãe. Mas já ajudou em alguma coisa.

11:54 AM  
Blogger Unknown said...

olá, hoje morreu a mãe de um coleguinha de minha filha de 5 anos, ela tinha cancer e vinha doente há 4 anos, foi internada por 9 dias falecendo hoje. A família esta perdida, o que é melhor fazer, sentar e contar a verdade e se a criança quiser participar do velóriodeixar ver a mãe ou esconder tudo e depois contar com ajuda de especiaslista, aguardo uma orientação. obrigada.

3:49 PM  
Blogger EusoudeJesus said...

Meu filho tem 4 anos e meio de idade e o pai dele faleceu...mas eu havia me separado dele cerca de 15 dias antes do acontecimento...ele era usuário de crack e em meio a uma forte depressão, tomou chumbinho e se matou...convivemos quase 7 anos e apesar do vício, ele conseguiu ser, de certa forma um bom pai e bom marido. Disse à ele que Deus tinha levado o pai dele pro céu e que quando Jesus voltasse nós o veríamos novamente. Pronto, agora é só ir conversando e confortando com outros atrativos.

Abraço à todos os blogueiros.

11:30 AM  

Post a Comment

<< Home