Friday, March 18, 2005

Cogumelo do Sol

Ao arrumar alguns documentos encontrei este, vou colocá-lo aqui porque nunca se sabe se pode ajudar alguém, não me lembro da fonte mas irei pesquisar e assim que encontrar coloco aqui.
De salientar que procurei em todas as ervanárias e nunca consegui comprar os referidos cogumelos.... comprei uns semelhantes no celeiro...
O Agaricus sylvaticus aumenta o número de células Natural Killer em pacientes com câncer
Jorge Gennari , Marcelo Gennari e José de Felippe Junior

Introdução
O documento mais antigo sobre os cogumelos como agente medicinal vem da Índia, 3000 anos antes de Cristo. Na China os efeitos benéficos de várias espécies de cogumelos foram compiladas no " Shen Nong Ben Cao Jing" uma espécie de matéria médica escrita entre 200 AC e 200 DC.(7-12)Atribui-se aos cogumelos propriedades antivirais, antibióticas, antiinflamatórias, hipoglicêmicas e antihipertensivas, porém o efeito mais interessante é o antitumoral. Estamos em um momento da historia onde jamais foram tão estudadas as relações entre a diminuição de função do sistema imune e o início do câncer.
Durante a evolução de uma neoplasia maligna, a imunodepressão já existente pode se intensificar em decorrência da própria doença ou pela utilização de terapias agressivas como cirurgias radicais, radioterapia e quimioterapia, atualmente usadas com sucesso relativo dentre o escasso arsenal terapêutico existente. Esta íntima correlação entre a deficiência imunológica e a gravidade da doença é demonstrada em clínica através do estudo dos linfócitos T e B, mais especificamente pelas células CD-4, CD-8 e principalmente pelas células "Natural Killer" (CD-56). As células NK apresentam granulações em seu citoplasma, as perforinas, com poder de destruição de células neoplásicas de uma maneira inespecífica. Vários trabalhos têm demonstrado que o maior número destas células melhora significantemente o prognóstico dos portadores de neoplasias malignas.(5-6)Importantes universidades de vários locais do mundo têm demonstrado a importância do papel do sistema imunológico no controle do câncer. A imunoterapia é considerada uma arma promissora contra as neoplasias quando em associação com os tratamentos convencionais.O objetivo de nossa pesquisa é determinar se o Agaricus sylvaticus (Cogumelo do Sol) aumenta o número de células NK, em pacientes com câncer.
Pacientes e Métodos
Foram estudados 70 pacientes com neoplasia maligna, 50 deles do sexo feminino, com idade variando de 18 a 78 anos ,com média de 52,8.Todos os pacientes tiveram o diagnóstico comprovado por exame anátomo-patológico e a imunofenotipagem das células NK foi realizada por citometria de fluxo antes e depois da administração do Agaricus.Quanto aos tumores primitivos, 48 eram carcinomas(35 de mama e o restante miscelânea); 17 eram adenocarcinomas ( 4 de próstata, 3 de ovário, 3 de útero, 3 de estômago e 1 de pâncreas) ; 2 eram leiomiomas, 1 era seminoma e 1 era o tumor de Ewing.
Dentre os 70 pacientes, 43 ou 61,5% eram portadores de metástases em um ou mais orgãos: gânglios: 11, pulmão: 10, fígado: 8, ossos: 8 e em outros locais. Administrou-se o Agaricus sylvaticus, diariamente, na dose de 1,6g, 4 vezes ao dia. Utilizou-se a infusão a 100oC do pó do cogumelo ou os comprimidos feitos a partir da infusão ou o extrato obtido em temperatura de 138oC.
Resultados
Dos 70 pacientes que usaram o cogumelo, notamos um aumento das células NK em 53 deles ou 75,7%. No início as células NK que eram em média de 183 + / - 111 apresentaram uma elevação de 52% , atingindo valores de 276 +/- 155, em um período de tratamento de 148 +/- 138 dias, resultado altamente significante ( p< 0,02). Notamos este grande aumento das células NK apesar de 43 pacientes (81,1%) estarem recebendo ativamente radioterapia e ou quimioterapia. Em 17 pacientes não houve a resposta esperada. Um deles manteve o mesmo número de células NK e em 16, houve uma queda de 250 +/- 117 para 168 +/- 67, em um período de tratamento de 126 +/- 98 dias. É importante frisar que esta diminuição de 33% , não apresentou estatística significativa e que 10 destes pacientes , isto é 58,8%, estavam sob radioterapia e ou quimioterapia.Obs: Análise estatística realizada com teste t de studant pareado.
Discussão
Existem pelo menos 10.000 espécies de cogumelos, 700, comestíveis, 50 a 200 com propriedades medicinais e 50 espécies venenosas. Seis gêneros de cogumelos são responsáveis por 90% da produção mundial de 1,5 milhões de toneladas / ano: Agaricus, Lentinula, Pleurotus, Auricularia, Volvariella e Flammulina.(2-3)Há centenas de anos tem se atribuído propriedades medicinais aos cogumelos, porém existem poucos estudos sobre os seus efeitos biológicos sobre o sistema imune de seres humanos.No presente trabalho conseguimos demonstrar que o Agaricus sylvaticus possui a propriedade de aumentar o número de células NK em pacientes com câncer e tal efeito biológico foi eficaz em 75% dos pacientes, apesar de mais da metade deles estarem recebendo quimioterapia e ou radioterapia, procedimentos sabidamente imunossupressores das células NK.As células NK destroem as células tumorais de um modo não específico e a quantidade destas células no tecido tumoral , possui valor prognóstico. Ishigami, mostrou em 146 pacientes com carcinoma gástrico que, aqueles com alto conteúdo de células NK infiltrando o tumor apresentavam sobrevida de 5 anos de 78%, índice significantemente superior ao grupo com baixo número de células NK intratumoral.(6)Cosiski, mostrou no câncer cervical, que os pacientes com maior número de células NK no sangue periférico apresentavam melhor prognóstico.(5)
Yamagiwa, notou que o maior o número de células NK , aumenta o efeito antitumoral do tratamento convencional.(11)Tanaka, demonstrou que a IL-18, poderosa citocina imunoestimulante, induz imunidade tumor - específica, mediada pelo aumento do número e da atividade das células NK.(10) È importante lembrar que as células NK são muito susceptíveis às espécies reativas tóxicas de oxigênio, perdendo a sua capacidade de aderir às células cancerosas e consequentemente perdendo a sua citotoxicidade.(9) O álcool suprime a função lítica das células NK por efeito direto e por liberação de glucocorticóide (4) e a cloroquina reduz a síntese de perforinas, componente primordial dos grânulos citotóxicos.(1)Após 1960 pesquisadores japoneses iniciaram investigação sistemática sobre qual substância nos cogumelos era capaz de inibir o crescimento de tumores. Um grande número de moléculas bioativas, foram identificadas sendo a classe dos polissacarídeos considerada a mais potente. Verificaram que maioria dos cogumelos com atividade antitumoral apresentavam em sua composição o Beta 1->3 D glucana, polissacaríde que aumenta o número de células NK e aumenta o número e atividade dos linfócitos T e dos macrófagos.(8)Nosso estudo conseguiu demonstrar que o Agaricus sylvaticus utilizado como suplemento alimentar possui efeito biológico benéfico nos pacientes portadores de neoplasias malignas, aumentando o número de um tipo de células de capital importância no prognóstico do câncer, as células NK.
____________________________
Cogumelo do Solagaricus blasei murril
Atualmente, este é um dos cogumelos mais estudados por suas qualidades terapêuticas, no Japão. Seu chá é indicado para o tratamento de várias doenças, inclusive câncer, diabetes, bronquite, úlcera, nefrite e outras.
As indicações são baseadas em depoimentos pessoais, traduções e pesquisas, pois não há ainda um estudo científico detalhado, comprovando a sua eficácia. Algumas pessoas podem sentir os efeitos em poucas semanas enquanto que outros podem levar meses. Isto varia para cada organismo.
Foi descoberto pela primeira vez por um agricultor, Takatoshi Furumoto, em terras brasileiras. Levado para o Japão, essa espécie fez sucesso entre os estudiosos do assunto. Por fatores climáticos, sua produção no Brasil teve grande desenvolvimento e nos tornamos exportadores de cogumelo do sol. A princípio, seu preço era muito alto, mas, desde que começou a ser cultivado na China, barateou bem, em razão da concorrência. O preço dele, desidratado, era de mil reais o quilo. Agora, é de cerca de cem reais, mas como o produto seco rende bastante, o tratamento não sai caro. No Brasil, não há estudos científicos sobre os efeitos do cogumelo do sol. A maioria das publicações é de origem japonesa e chinesa. As únicas instituições que pesquisam sobre tal são o Instituto Biológico Sabio e a Unesp de Botucatu.
Como preparar o chá:
Para cada litro de água, utiliza-se cerca de 30 a 40 g do produto desidratado. Coloque os cogumelos em uma panela, de preferência de vidro ou esmaltada. Sobre eles, despeje um litro de água. Leve ao fogo e deixe ferver por 20 a 30 minutos, até ter-se reduzido a 250 ml. Deixe esfriar, acrescente 8 gotas de limão (para auxiliar a conservação) e guarde em geladeira, pois estragar-se-a se deixado à temperatura ambiente. Tome antes de cada refeição e antes de dormir. Se quiser mais fraco, é só diluir em mais água. Observe as reações do organismo. A maioria delas é normal e mostra que ele está reagindo e purificando-se.
O AGARICUS BLAZEI MURRIL, também conhecido como Cogumelo do Sol, Cogumelo da Vida, Cogumelo de Piedade, entre outras referências, possui mais que o dobro das vitaminas, aminoácidos e sais minerais que a maioria dos cogumelos comestíveis. Há inúmeros trabalhos que foram e estão sendo conduzidos por vários pesquisadores, no Brasil e no exterior, testando os efeitos da utilização do AGARICUS BLAZEI para diversas enfermidades como o CÂNCER, DIABETES e até mesmo a AIDS.

2 Comments:

Blogger ni said...

Acho que tenho que experiemntar este cogumelo...obg pela dica! E dar à cria, se ela já puder comer... a sopa com algas e tofu já come e adora! "De pequenino se torce o pepino" e há que conhecer a experimentar a variedade e procurar o mais saudável, estas dicas são sempre benvindas, que no aprender e experimentar é que está a descoberta...
;o)

Beijinhos e abraços

12:22 PM  
Blogger salsa e coentros said...

eu conheço atraves do meu terapeuta japonês e vende-se numa ervanária em Lisboa, no Martin Moniz...tem efeitos bastante eficazes nos problemas de cancer, e é desintoxicante....Agaricus o cogumelo do sol.......

3:47 AM  

Post a Comment

<< Home